2009-05-12

Petição "Fruta Sim! Biológica Melhor!"

Destinatário: Governo

Petição "Fruta Sim! Biológica Melhor!"
http://www.peticao.com.pt/fruta-biologica

PETIÇÃO
FRUTA SIM! BIOLOGICA MELHOR!

Em Julho de 2008, a Comissão Europeia lançou uma proposta de distribuição gratuita de frutas e legumes às crianças do 1º ciclo, que visa o aumento do consumo destes alimentos. Esta proposta foi objecto de um acordo político dos Ministros da Agricultura da União Europeia, em Novembro.

Trata-se de uma importante iniciativa que pretende contribuir para a educação das nossas crianças e jovens, criando hábitos alimentares saudáveis, prevenindo a obesidade e outras doenças.

Antecipando o seu lançamento em Portugal a INTERBIO - Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica, decidiu associar-se a esta campanha promovendo os produtos biológicos numa iniciativa designada: “FRUTA SIM! BIOLOGICA MELHOR!”.

Nas famílias portuguesas há já hábitos de consumo diário de horto-frutícolas, mas este está ainda longe do que é considerado recomendável, pelo que há necessidade de um sinal político que incentive as famílias e as crianças a aumentarem o seu consumo.

Por outro lado, nos últimos anos, resultado da transmissão às crianças nas escolas de valores associados ao ambiente, segurança alimentar ou reciclagem, estes entraram em muitas casas e passaram a ser uma realidade nacional. Nesta linha, é importante que as crianças conheçam o que são produtos biológicos, para que entendam os valores de preservação do campo e da protecção da natureza, as práticas agrícolas sustentáveis, a importância de pensar o futuro.

Através das crianças e jovens, futuros decisores do consumo, com a promoção da educação para o desenvolvimento sustentável, o consumo de hortofrutícolas aumentará, a incidência de algumas doenças diminuirá, os produtores biológicos sentir-se-ão mais compensados, o futuro será melhor!

Os frutos e legumes biológicos são, comprovadamente, mais ricos em nutrientes, e são livres de pesticidas, não só no produto final, mas em todo o seu modo de obtenção, constituindo uma opção saudável e amiga do ambiente. Portugal tem condições impares para a produção hortofrutícola biológica, que urge aproveitar.

Ao lançar esta iniciativa, a INTERBIO pretende que sejam, mais uma vez, as crianças e os jovens a chamar os adultos à razão, levando-os a aderir a uma agricultura em que as preocupações ambientais e de sustentabilidade estão presentes desde o primeiro momento.

“FRUTA SIM! BIOLOGICA MELHOR!” para uma alimentação mais saudável, para uma agricultura ambientalmente correcta!

No exercício do direito de petição consagrado na Lei nº 43/90, de 10 de Agosto, a INTERBIO – Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica, vem por este meio expôr e peticionar a V. Exa.:

- Que o Governo patrocine a campanha “FRUTA SIM! BIOLOGICA MELHOR!”

Os Peticionários

http://www.peticao.com.pt/fruta-biologica

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo